Foto: Band Bahia
ColunistasEsse é o Ponto, com Victor Pinto

Comentário: o triste fim do casamento de Rui Costa e João Leão prossegue; ouça

Não chamem para uma mesma mesa o governador Rui Costa (PT) e o vice-governador e deputado federal eleito João Leão (PP). Se a relação já estava complicada desde o rompimento em meados de março, quando o PP saiu da base do governo e aderiu à ACM Neto (UB), agora descambou para novas trocas de acusações na véspera do segundo turno.

Rui, em entrevista a rádio Sociedade, apesar de não querer falar, mas já falando, minimizou a figura de Leão. “A eleição deu a resposta a ele e ao PP. Ele se elegeu na recontagem dos votos. Se Isidório (Pastor Isidório) não tivesse caído a votação, ele não estaria eleito. O povo já julgou ele e partido dele”.

Eu fiz uma publicação com essa fala no meu twitter e o perfil do próprio pepista tratou de responder: Leão desafiou Rui a fazer uma enquete no prédio da governadoria para saber quem era o mais educado e cordial com todos, acusou perfil rancoroso e vingativo e de ingratidão daquele “que posa de boa praça como o povo”.

Foi uma lavação de roupa do vice-governador que se sentiu contratado com as falas do governador. Um casamento de oito anos que chega ao fim na base de um litígio.

Mas, vale lembrar: antes, ambos, eram unha e carne, literalmente. João Leão era uma das personas do antigo teodolito que mais Rui ouvia em determinadas decisões. Quando quis renunciar para ser candidato a Senador, só teve o apoio de Leão, claro, pois era o interessado maior no assunto. Agora, um não senta na mesa com o outro.

Mas sabe de uma? Até voltarem a algum tipo de parceria. O PP rival hoje, pode ser um PP aliado amanhã. Como o MDB rival antes, é um MDB aliadíssimo hoje como se nada tivesse acontecido antes. Né verdade? Que dure essa troca de farpas até dura o jogo das conveniências.

Ouça o comentário da coluna Esse é o Ponto no Bora Salvador da BandNews FM:

por Victor Pinto
Últimos posts por por Victor Pinto (exibir todos)