Foto: Reprodução / Universidade de Buenos Aires
Mundo

Argentinos protestam contra congelamento de orçamento de universidades públicas

Uma grande manifestação em defesa das universidades públicas foi convocada para esta terça-feira (23), em diversas cidades da Argentina. A expectativa é que o protesto, em Buenos Aires, conte com a participação de milhares de pessoas, saindo de diferentes pontos da capital e terminando diante da Casa Rosada, palácio presidencial argentino.

Integrantes de universidades nacionais de todo o país, federações docentes, sindicalistas e até alunos e professores de algumas instituições particulares participarão da mobilização, contra o congelamento do orçamento de universidades públicas para 2024, apesar da inflação anual de 287,9% registrada em março.

De acordo com o porta-voz do governo, Manuel Adorni, a atual administração fez ajustes que considerava convenientes no orçamento, questionando a falta de protestos no ano passado, quando também houve congelamentos de orçamento.

A administração federal informou que, na segunda-feira (22) foi efetuado o pagamento referente ao aumento de 70% dos orçamentos de funcionamento de universidades, além de uma destinação extraordinária de mais de 14 milhões de pesos para hospitais universitários.