Foto: Feijão Almeida / GOVBA
Auto

Vice-presidente global da BYD afirma que empresa “vai transformar a Bahia no centro da América Latina”

O estado da Bahia caminha para se tornar referência internacional em tecnologia, inovação e sustentabilidade, após o anúncio oficial da instalação de fábrica de carros elétricos da BYD no estado.

Ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, em evento de anúncio oficial, no Farol da Barra, em Salvador, na terça-feira (4), a vice-presidente global e CEO para as Américas, Stella Li, evidenciou o potencial das iniciativas do grupo no estado baiano e oficializou os investimentos da empresa chinesa.

“Nosso plano é criar o mais avançado carro elétrico aqui na Bahia. Nosso sonho é tornar a Bahia o centro da inovação e da alta tecnologia. Nós vamos transformar a Bahia no centro da América Latina”, afirmou Stella Li.

O projeto prevê a instalação de três unidades fabris para a produção de veículos elétricos e híbridos, chassis de ônibus, caminhões elétricos e processar lítio e ferro fosfato. O investimento anunciado é de R$ 3 bilhões, com a geração de 5 mil empregos diretos e indiretos.

A vice-presidente disse ainda que “mais de 70 mil engenheiros trabalham na BYD para contribuir com o objetivo de reduzir a temperatura da Terra e contribuir para preservação ambiental. Vamos produzir ônibus, carros e caminhões elétricos, para que todos os veículos de passageiros tenham acessibilidade a essa tecnologia verde”.

Evento de anúncio oficial, no Farol da Barra, em Salvador. Foto: Feijão Almeida / GOVBA
por Frank de Castro