Foto: Reprodução / Suno
Auto

Comerciais de carros terão mensagens para incentivar outros meios de transporte na França

Uma medida na França que visa promover alternativas de locomoção que sejam menos nocivas para o meio ambiente, vai valer a partir de março no país. As montadoras de carros precisarão incluir uma mensagem incentivando outros meios de transporte ao final de peças publicitárias.

As mensagens poderão ser escolhidas pelas empresas: “considere caronas”, “para viagens curtas, opte por caminhar ou ir de bike” ou “use o transporte público para viagens do dia a dia”. Além disso, a publicidade precisará ainda incluir a hashtag “#SeDéplacerMoinsPolluer” – #TransporteMenosPoluente, em tradução livre.

O tipo de mensagem é similar aos comerciais de bebidas alcoólicas no Brasil, que sempre são acompanhadas de alertas para o consumo com moderação. Na França, a exigência já acontece em anúncios de comida, por exemplo, onde as empresas incentivam as pessoas a consumirem mais frutas e vegetais.

A medida vale para publicidades veiculadas em todos os meios no país francês, incluindo televisão, rádio, teatros, internet, jornais e revistas. As montadoras que não cumprirem a determinação terão que pagar multa de 50 mil euros, cerca de R$ 322 mil, na cotação atual.

De acordo com a Agência Europeia do Meio Ambiente, as emissões relacionadas ao transporte constituem um 25% das emissões de gases de efeito estufa da União Europeia.

por Frank de Castro