Foto: Maurílio Fontes / Band BA
ColunistasTerritório das Águas

Secretário de Educação de Alagoinhas apresenta balanço das ações dos últimos três anos

Em coletiva de imprensa realizada na noite de ontem (21), o secretário municipal de Educação, Gustavo Carmo, apresentou balanço das ações implementadas entre janeiro de 2021, quando assumiu a pasta, e dezembro de 2023, último mês em que estará à frente da secretaria. Em janeiro, Carmo, pré-candidato à prefeitura, assumirá um cargo no gabinete do prefeito Joaquim Neto.

Segundo Gustavo Carmo, 42 unidades escolares da sede e da zona rural foram requalificadas nos últimos três anos. Ele destacou a requalificação do Colégio Municipal de Alagoinhas (CMA), a construção de uma creche no bairro de Alagoinhas Velha e de centros esportivos como avanços da Secretaria de Educação.

Em relação ao aperfeiçoamento pedagógico, o secretário citou o curso de formação do Programa Educação Pra Valer, o lançamento do Projeto Majog (Matemática em Jogo), a formação de lideranças educacionais, em parceria com o Centro Lemann, a formação continuada para educadores das escolas quilombolas e o curso de primeiros socorros para auxiliares e professores da educação infantil.

Outras ações apresentadas como aperfeiçoamento pedagógico: formação do Programa “Tempo de Alfabetizar” para educadores dos 1º, 3º e 4º ano; entrega de kits literários da Coleção Professor Leitor para todos os educadores da rede municipal; convocação de 233 novos servidores aprovados em concurso público; eleições para diretores e vice-diretores escolares.

Para o secretário, a implantação do Centro de Atendimento Multidisciplinar Educacional Especializado em Inclusão (AMEEI) é uma marca importante de sua gestão. “Com equipe composta por vários profissionais, a instituição atende crianças com deficiência da sede e da zona rural e em alguns casos, quando constatada a necessidade, disponibiliza transporte para usuários com problemas de mobilidade”, pontuou.

O secretário considera, também, como ações relevantes a instalação de leitores faciais nas escolas, a distribuição de absorventes para alunas da rede municipal, a disponibilização de veículo exclusivo para rondas escolares, a aquisição de quatro ônibus com acessibilidade e a capacitação (inédita) para motoristas, em parceria com o Serviço Social do Trabalho (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT).

Em 2022, de acordo com o secretário, a prefeitura concedeu reajuste de 33,34% aos professores, cumprindo legislação federal, e mais 14,95% em 2023. “Pagamos R$50 milhões aos professores referentes às diferenças do FUNDEF, após várias rodadas de negociação e a busca de garantir os trâmites legais, em razão de não existir à época legislação federal sobre o tema”, salientou Gustavo Carmo.

A entrega de uniformes escolares aos estudantes da rede municipal, a primeira da história, foi enfatizada pelo secretário de Educação, que salientou a escolha das cores da bandeira de Alagoinhas como a melhor opção. “Nenhum outro gestor modificará as cores dos uniformes, pois nossa escolha foi a mais correta e contempla as tradicionais e históricas cores da cidade”, argumentou.

Novo secretário

Gustavo Carmo, atual secretário, apresentou à imprensa o futuro gestor da pasta. Funcionário de carreira da Prefeitura de Alagoinhas desde 2012, Marcos Amorim assumirá a partir de 1º de janeiro a Secretaria de Educação.

O futuro secretário afirmou que a gestão de Gustavo Carmo foi participativa, privilegiou a capacitação técnica dos ocupantes dos cargos de confiança e sempre esteve aberta ao diálogo construtivo. “Hoje, nas diversas áreas da secretaria temos profissionais altamente qualificados”, assegurou Amorim.

Foto: Maurílio Fontes / Band BA
por Maurílio Fontes