Foto: Reprodução / Departamento de Terras e Recursos Naturais do Havaí
Mundo

Incêndios florestais no Havaí: sobe para 89 o número de mortos

O número de mortos nos incêndios florestais na ilha de Maui, no Havaí, subiu para 89, segundo o governador Josh Green. A afirmação ocorreu em entrevista coletiva no sábado (12). Green disse ainda que a quantidade de vítimas fatais deve aumentar.

De acordo com o governador, este é o desastre natural mais mortal do Havaí na história do estado, superando as 61 mortes confirmadas de um tsunami em Hilo, em 1960. Entretanto, as ilhas sofreram um tsunami devastador que matou 158 pessoas, antes de o Havaí se tornar um estado, em 1946.

“A curto prazo, será doloroso e, a longo prazo, as pessoas vão precisar de serviços de saúde mental, e, a muito longo prazo, vamos reconstruir juntos. Não queremos deslocar as pessoas de um lugar que tem energia elétrica, banheiros funcionando, para lugares que não têm”, pontuou Green.

Cerca de 1.000 quartos de hotel foram reservados para pessoas que tiveram de ser evacuadas, e soluções de moradia a longo prazo estão sendo buscadas. Aproximadamente, 2.200 estruturas foram destruídas ou danificadas pelos incêndios.