Foto: Band Bahia
ColunistasEsse é o Ponto, com Victor Pinto

Comentário: a caneta de Rui Costa ainda tem alguns alvos; ouça

A tinta na caneta do governador Rui Costa (PT) ainda promoverá o preenchimento de duas vagas importantes no legislativo e no judiciário.

Primeiro que existe uma cadeira vacante de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios. Uma vaga cobiçada por muitos. O TCM funciona como órgão fiscalizador e auditor do legislativo para os municípios baianos. O cargo de conselheiro é cercado de regalias, além do que a aposentadoria é compulsória dos 75 anos.

Muito se discutiu seu preenchimento que ficou a cargo para o pós segundo turno. Marcelo Nilo (Republicanos) tem buscado se viabilizar após sair das urnas derrotado, mas por ter feito adesão à base netista de maneira espalhafatosa, dificilmente conseguirá. O deputado Alex Lima (PSB) foi um nome mencionado pela base, mas que ainda não deu liga. Mas outro de fora da Assembleia pode surgir por única e vontade de Rui.

Outra vaga importante é a de desembargador do quinto constitucional. Aquele vem através do voto da advocacia baiana. Uma sêxtupla foi votada pelos advogado e agora o pleno do Tribunal de Justiça escolherá três nomes dos seis e depois caberá a Rui Costa a escolha de um só quadro para compor a cadeira de desembargador. A articulação já corre faz tempo e a premissa no entorno é a vontade política.

Ou seja, por mais que esteja na reta final do seu mandato, Rui tem um resto de tinta para mexer com o legislativo e o judiciário ao mesmo tempo.

Confira o comentário do Esse é o Ponto no Bora Salvador da BandNews FM:

por Victor Pinto
Últimos posts por por Victor Pinto (exibir todos)