Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Brasil

Vândalos bolsonaristas invadem sedes dos três poderes da República

Bolsonaristas extremistas invadiram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto, neste domingo (8). Um pequeno grupo de seguranças e da Polícia Militar não conseguiu conter os participantes de atos antidemocráticos que estavam com pedaços de paus e pedras.

Eles invadiram com certa facilidade à área de contenção que cercava o Congresso Nacional. Em imagens, é possível ver um veículo da Polícia Legislativa que caiu no espelho d’água do Congresso.

Os bolsonaristas radicais alcançaram o Salão Verde da Câmara dos Deputados, área que dá acesso ao plenário da Casa, após destruírem grande parte das vidraças da sede do Congresso.

Os antidemocráticos radicais alcançaram o Salão Verde da Câmara dos Deputados, área que dá acesso ao plenário da Casa. Logo em seguida, eles invadiram também o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto.

A polícia só conseguiu dispersar os terroristas por volta das 19h, cerca de 4h após o início dos atos, depois dos policiais usarem bombas de efeito moral.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), decretou intervenção federal na área de segurança pública do Distrito Federal para manter a ordem pública. “O objetivo da intervenção é pôr termo a grave comprometimento da ordem pública no Estado no Distrito Federal, marcada por atos de violência e invasão a prédios públicos”, disse Lula.