Foto: White House / Joyce N. Boghosian
Mundo

Trump afirma que será indiciado e pode ser preso em investigação sobre ataque ao Capitólio

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse em sua rede social, na terça-feira (18), que a Justiça o indiciará criminalmente pelos ataques ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021. O ex-presidente recebeu uma carta da Procuradoria, mas não especificou as possíveis acusações.

“O transtornado Jack Smith, procurador do Departamento de Justiça do [presidente dos Estados Unidos] Joe Biden, enviou uma carta… declarando que sou um ALVO da investigação do Grande Júri sobre o 6 de janeiro”, afirmou Trump.

Após o ataque ao Capitólio, mais de mil pessoas foram presas e cerca de 350 delas foram acusadas de agredir policiais ou de resistir à autoridade. Além disso, alguns membros de milícias de extrema direita foram inclusive condenados por sedição.

Trump disse ainda que recebeu “um prazo muito curto de quatro dias para comparecer diante de um grande júri, o que quase sempre significa prisão e indiciamento”.

Uma comissão parlamentar, em relatório final divulgado em dezembro de 2022, concluiu que Donald Trump não deveria ocupar cargos públicos novamente após incitar seus apoiadores à insurreição. Seus membros também recomendaram que os tribunais federais instaurassem processos criminais contra ele, principalmente por incitação à insurreição.