Foto: Divulgação / Embasa
Centro Sul BaianoMunicípios

Rede distribuidora de água antiga é substituída em Rio de Contas

Cerca de 5 quilômetros da rede antiga distribuidora de água, em Rio de Contas, com tubulação em cimento, estão sendo substituídos por tubulações em PVC na sede municipal. O investimento de aproximadamente R$ 1,6 milhão, quando entregue, vai melhorar a prestação do abastecimento, reduzindo o tempo de reparo e de retomada do abastecimento, após a correção de vazamentos.

“Essa é uma ação importante para qualificar nosso serviço na sede de Rio de Contas e a obra está sendo realizada num sítio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Quando abrimos as valas para assentar a tubulação, arqueólogos fazem o acompanhamento da área escavada para observar se existem artefatos históricos a serem resgatados, caso eles apareçam durante a remoção de solo”, explica o gerente regional Manuel Mateus.

O sistema de abastecimento de água de Rio de Contas atende 1.882 domicílios, o que equivale a 6.587 habitantes que utilizam diariamente água tratada distribuída pela Embasa, capta na barragem de Luís Vieira, que acumula água do rio Brumado, e distribui uma vazão de 58 metros cúbicos por hora.

Qualquer material histórico encontrado pelos arqueólogos, nessa obra realizada pela Embasa, será guardado como reserva técnica no Campus da UNEB em Paulo Afonso.