Foto: Divulgação / Land Rover
Auto

Primeiras impressões da Land Rover Defender 2020 em Salvador

Após fazer sua estreia mundial durante o Salão de Frankfurt, realizado em setembro de 2019, e criar expectativa no público brasileiro, a Land Rover, enfim, lançou o novo Defender no mercado nacional na segunda quinzena do último mês de julho. A Band Notícias foi conferir de perto em uma concessionária de Salvador para saber como foi à chegada desse ícone automotivo nessas primeiras semanas. 

O gerente da Jaguar Land Rover Way, Rio Vermelho, Eduardo Brandão de Castro, fala da expectativa de chegada da nova Defender neste primeiro mês de vendas. “O Defender é um ícone, e teve muita expectativa. Aquelas pessoas que estavam acostumadas com o Defender antigo, que gostam de trilha, vieram para ver e teve muita repercussão. Eu recebi três unidades, também uma para test drive e já vendemos praticamente tudo”. 

São oferecidas três versões de acabamento: S, SE e HSE com pacotes opcionais a partir de 417.950. Todas vêm com um motor 2.0 turbo da família Ingenium a gasolina, entregando 300 cv. O câmbio é automático de oito marchas. Segundo a empresa, não haverá a versão movida a diesel, pelo menos inicialmente.

A fabricante disponibiliza ainda um pacote opcional de R$ 14.300 que inclui terceira fileira de bancos, ar-condicionado de três zonas de temperatura e sistema de ionização de cabine.

Em relação ao SUV mais antigo, a versão 2020 não perdeu a valentia no fora-de-estrada que fez a fama do modelo, mas agora ganha mais modernidade.

“Antes há tempos atrás, diria que quem comprava o defender é aquele cara com espírito de aventura, desbravador, que gosta de uma trilha com segurança e quer ao mesmo tempo desafios maiores. Porém, hoje, além do controle de tração espetacular, ele ficou muito mais confortável, com câmbio automático, central multimídia nova, e tem toda a comodidade de um carro urbano”, explicou Eduardo.

Na parte interna, o Defender oferece painel de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas, central multimídia com espelhamento de smartphones, suspensão pneumática e o sistema de tração nas quatro rodas Terrain Response.

Apenas a carroceria 110 será trazida para o mercado brasileiro. São 4,76 metros de comprimento, 2 metros de largura, 1,98 m de altura e 3 metros de distância entre eixos.

Segundo a empresa inglesa, o carro pode atravessar trechos alagados com até 90 centímetros de profundidade. A altura livre do solo é de 29,1 cm e os ângulos de ataque e de saída são de 38º e 40º, respectivamente.

As concessionárias estão funcionando neste período de medidas restritivas de segunda à sexta das 10h às 16h, e nos sábados só funcionam com agendamento os serviços de centros automotivos e oficinas.

por Frank de Castro