Foto: Frank de Castro / Band BA
DestaqueSalvador

No Camarote Planeta Band e nas ruas, público brinca e se diverte no quinto dia do Carnaval de Salvador

No quinto dia do Carnaval de Salvador, teve choro em trio de Ivete Sangalo durante o desfile, Bel Marques completando 10 anos de carreira solo, comemorando no circuito Barra-Ondina, público emocionado…enfim, o Carnaval de Salvador provou que cada vez mais é uma festa organizada e que traz alegria e emoção para baianos e turistas que participam da folia.

Estive no Camarote Planeta Band e quando a gente acha que não vai ter nada de novo, acaba sendo surpreendido com o profissionalismo na produção dos camarotes e também da organização nas ruas. Percebemos pessoas da capital baiana, interior e de outros estados, ou países, contentes e felizes por estarem na folia baiana, não apenas pelo semblante, mas através de depoimentos positivos da festa.

Dentro de um dos espaços do camarote Planeta Band, encontramos numa agitação a turma de Minas, Pernambuco e São Paulo que contaram da felicidade de estarem no evento. Vítor Silva, professor e diretor de escola, de Minas Gerais, estava acompanhado dos amigos Lucas, Franklin e Diel.

“Não existe nada comparado com isso aqui, isso aqui é Deus trabalhando em Salvador. É o lugar mais lindo do mundo, é a festa ‘top’ do universo, a gente fica arrepiado, vem pra Salvador! Eu quero voltar todo ano e vai entrar no meu calendário de dívidas. Pintei meu cabelo de branco, e o carnaval é o melhor momento que o brasileiro tem para ser o que ele é, e a gente tá aproveitando demais, aqui é muito bonito, muito bem organizado. É uma festa para toda família, pra amigos, é o carnaval mais ‘top’ do Brasil, vem pra Salvador gente!”, disse Vítor.

Turma de Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo no Camarote Planeta Band (Vítor Silva de cabelo tingido de branco). Foto: Frank de Castro / Band BA

Neste finalzinho da folia, o prefeito Bruno Reis estava mais à vontade, falou da experiência de passar todos os anos no Camarote Planeta Band e comentou sobre a organização da festa. “É isso, tava vindo no Gandhy, peguei um pouco também do Camaleão com Bell…eu trabalho mas também prestigio os amigos, gosto de acompanhar de perto o que está acontecendo e sempre manter as tradições. Venho aqui no Planeta Band desde o início, vinte e dois anos no camarote, e quando me falaram a data, eu disse, estou ficando velho mesmo. Fantástico o camarote, parabéns a todos que organizaram, ao Clinio e Alex, Augusto e Edmilson, parabéns”.

“O camarote, soma junto com a festa que estamos organizando, um grande evento, um grande carnaval, o maior de todos os tempos com maior participação popular, mais bonito e bem organizado. Cada ano a gente vai se especializando mais. Muito feliz com o resultado, com a entrega, e que venham amanhã que é o último dia”, completou Bruno Reis.

Diretor da Band Norte/Nordeste Augusto Correia Lima e o prefeito Bruno Reis. Foto: Frank de Castro / Band BA

Um dos organizadores do Planeta Band, Clinio Bastos, explicou que há um crescimento de foliões e fez uma avaliação do camarote neste ano. “Tem sido muito bom, nossa avaliação é de crescimento, e é surpreendente, porque passamos dois anos sem carnaval, demanda reprimida forte e a gente tinha dúvida se seria maior do que 2023. Os números estão levando a crer que nós vamos cumprir o carnaval com um número ainda maior do que o ano passado”, afirmou o organizador.

Quando perguntado sobre qual é o público do camarote, Clinio disse que é dividido, com pessoas da capital, interior e também de outros estados. “A gente tem ainda um percentual maior de Salvador, ele é um camarote com uma identificação muito forte com o público baiano, mas ainda assim, a gente tem quase 40% do público de pessoas de fora, de outras cidades da Bahia, e principalmente, de outros estados do país”, finalizou.

Clinio Bastos (Camarote Planeta Band) ao lada da Deputada Federal Lídice da Mata e convidados. Foto: Frank de Castro / Band BA

Ao lado de Clinio, estava a Deputada Federal Lídice da Mata que prestigiou a festa e o camarote, mas falou também um pouco de política em relação a festa momesca. “Eu vim o ano passado e repeti, realmente esse camarote é um espaço muito agradável em plena Ondina, onde se pode ver todas as atrações que passam. Além disso, uma convivência de um espaço confortável, e organizado. Então, dá pra brincar o carnaval e interagir com as pessoas”.

“Eu acho que o carnaval de Salvador há uns três anos atrás, deu uma parada e começamos a tentar encontrar novos caminhos, e na verdade também teve uma pandemia, mas mesmo antes da pandemia já estava, digamos, num impasse. Depois da pandemia, se posicionou novos caminhos”, explicou Lídice.

“O que está começando a acontecer é que só camarote ocupando a rua não dá. É preciso fazer uma relação mais equilibrada entre um e outro, isso aqui é um certo exemplo disso, também ocupar novos espaços. Esse ano teve o revigorar, o renascimento do encontro dos trios na Praça Castro Alves. Ali no entorno da praça nós já temos alguns hotéis novos que dinamizam portanto, e buscam esse carnaval próximo”.

“A gente vai sentido que o carnaval tá tendo ocupação, no Santo Antônio Além do Carmo. Tem algumas atividades que acontecem antes da carnaval e durante o carnaval no Rio Vermelho. E o grande desafio do Campo Grande que tem vivido um certo vazio. Então, eu creio que esses são os desafios. Alguns falam em mudar o carnaval totalmente para a Boca do Rio. Eu não sou adepta da ideia, acho que é mais fácil estender de forma mais organizada o carnaval, do Santo Antônio até o Rio Vermelho, com algumas atividades na Boca do Rio”, completou a deputada.

No glass da emissora estavam os apresentadores Pâmela Lucciola, Juliana Guimarães, Betinho e Zeca Camargo, transmitindo para todo o Brasil a festa da capital baiana. Um time da Band com vários repórteres, cinegrafistas e produtores estiveram nos quatro cantos da cidade neste quinto dia de carnaval levando informação e entretenimento para o público.

Veja fotos do quinto dia do Carnaval de Salvador e Camarote Planeta Band:

por Frank de Castro