Foto: Casa Rosada / Argentina
Mundo

Javier Milei toma posse como presidente da Argentina

Javier Milei foi empossado neste domingo (10) no Congresso Nacional como presidente da Argentina. O presidente eleito recebeu a faixa e o bastão presidencial das mãos do ex-presidente, Alberto Fernández. Na cerimônia, tomaram posse também a sua vice-presidente, Victoria Villarruel, e seus ministros.

A cerimônia foi presidida por seu antecessor Alberto Fernández e pela vice-presidente Cristina Fernández, antes do congresso nacional em Buenos Aires.

Javier Milei, após ser empossado, deixou o Congresso e dirigiu-se à escadaria, de onde falou para uma multidão que se reunia para participar da cerimônia de inauguração.

No primeiro discurso como presidente, Milei voltou a passar para algumas das políticas que irá aplicar a partir desta segunda-feira para “reorganizar a economia”. “Não há alternativa ao ajuste, não há alternativa ao choque”, disse Milei depois de garantir que na Argentina “não há dinheiro. Infelizmente, isto terá impacto na atividade econômica, na pobreza e nos salários”, admitiu. Ele também reconheceu que se iniciará um cenário de estagflação, embora tenha dito que “não é tão diferente do que vivemos hoje. A única possibilidade possível é o ajuste; um ajuste ordenado”, disse o novo presidente argentino.