Foto: Divulgação
Auto

Ford anuncia Maverick híbrida, Mustang Mach E e E-Transit para o Brasil em 2023

A Ford confirmou que trará o elétrico Ford Mustang Mach E para o Brasil em 2023. O SUV esportivo faz parte do investimento mundial de US$ 50 bilhões em eletrificação. Além disso, a fabricante norte-americana também anunciou que trará a versão híbrida da Maverick, que faz 17,9 km/l, e a van elétrica E-Transit.

Logo no início do ano que vem, a picape híbrida chega ao mercado nacional, com uma proposta urbana. As versões híbridas da Maverick têm somente tração dianteira. Conforme a Ford, a picape pode marcar até 17,9 km/l na cidade e rodar até 960 km.

A configuração eletrificada troca o motor 2.0 turbo de 253 cv pelo 2.5 de 164 cv combinado a um motor elétrico de 128 cv. Juntos, produzem 193 cv, enviados apenas para as rodas dianteiras por meio de um câmbio CVT.

Mustang Mach E

O Mach E leva o prenome do icônico esportivo, mas não se trata de uma versão elétrica do Mustang, cuja nova geração passou bem longe da eletrificação. Apresentado globalmente no final de 2019, agora vem em uma nova versão que herda elementos do muscle car e comportamento no asfalto digno de um esportivo.

Nos Estados Unidos, SUV é oferecido em quatro versões, com potências variando entre 266 cv e 480 cv. Da mesma forma, a autonomia também muda conforme a configuração. O menor alcance é de 340 km, mas pode chegar a 505 km.

E-Transit

Já no segmento de utilitários, o E-Transit é equipado com o motor de 269 cv e 43,9 kgfm no eixo traseiro. O furgão elétrico vai concorrer diretamente com o Citroën Ë-Jumpy, Peugeot e-Expert e JAC iEV750V, mas a montadora ainda não revelou qual versão da E-Transit vai importar ao Brasil.

No pacote de baterias, ele leva o íon-lítio de 68 kWh que garante uma autonomia de até 202 km. É necessário esperar de 8 a 12 horas em fontes de carga alternada AC, para carregar o utilitário. Entretanto, em fontes de recarga rápida DC, 35 minutos garantem até 80% da carga da bateria.

por Frank de Castro