Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
CoronavírusMundo

Farmacêutica suspende testes da vacina de Oxford após reação adversa em paciente

A farmacêutica AstraZeneca que desenvolve em conjunto o imunizante com a Universidade de Oxford anunciou nesta terça-feira que suspendeu temporariamente os testes da vacina contra a Covid-19

Segundo a empresa, após uma reação adversa em um dos voluntários no Reino Unido, foi acionado o protocolo de segurança para verificar se a reação pode estar vinculada a vacina.

Apesar da farmacêutica não ter divulgado detalhes do caso, o jornal “The New York Times” informou que o paciente teve mielite transversa, uma síndrome inflamatória que afeta a medula espinhal.

Segundo a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), uma das responsáveis pelo estudo no país, a suspensão vale também para o Brasil. A Unifesp afirma que 5 mil voluntários brasileiros já foram vacinados e que “não houve registro de intercorrências graves de saúde”.

A AstraZeneca, disse que esse é o procedimento padrão de revisão dos estudos, e que “a vacinação foi pausada voluntariamente para permitir a revisão dos dados de segurança por um comitê independente”.