Foto: Reprodução / Setur-BA
BahiaTurismo

Costa do Cacau é atração na Bolsa de Turismo de Lisboa, uma das feiras da indústria de viagens mais importantes do mundo

As novelas brasileiras “Renascer” (TV Globo) e portuguesa “Cacau” (TVI) trouxeram para os holofotes a zona turística Costa do Cacau, no litoral sul baiano. A região está entre as atrações da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), uma das feiras da indústria de viagens mais importantes do mundo, aberta nesta quarta-feira (28), no Espaço Fil – Parque das Nações, na capital de Portugal. A promoção do destino é feita pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), que divulga, também, as outras 12 zonas turísticas do estado, e prospecta negócios.

A primeira autoridade a visitar o estande da Bahia foi o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. Ele degustou chocolate e cachaça e posou para fotos com a baiana típica, causando grande movimentação da imprensa no local.

“Dissemos ao presidente que a Bahia vive um momento especial no turismo, com índices históricos, premiações e projeção nacional e internacional. Portugal é um polo emissor de turistas importante, agora em contato diário com a cultura do cacau e chocolate, por meio da novela. Vamos aproveitar essa aproximação para atrair um número maior de portugueses e europeus de outros países para a Bahia”, relatou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, que lidera a comitiva do governo baiano em Lisboa.

Autoridades e profissionais do setor conhecem os atrativos da Costa do Cacau, composta por municípios como Ilhéus, Itacaré e Maraú, que, além de sol e praia, oferecem patrimônio histórico, cultura e gastronomia rica em frutos do mar. Outro motivo para visitar a região é a Estrada do Chocolate, um roteiro de visitação a fazendas de cacau centenárias e fábricas do setor chocolateiro, emolduradas pela Mata Atlântica. O equipamento tem despertado o interesse de operadoras e agências de viagens internacionais.

“A BTL tem o papel de mostrar ao mundo o potencial turístico da Bahia e do Brasil. Nosso país recebe 6 milhões de turistas estrangeiros por ano. Queremos elevar esse número para 10 ou 12 milhões. Essa é uma oportunidade ímpar para mostrar o que temos de melhor”, declarou o embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, depois de comer acarajé, oferecido aos visitantes no estande baiano, onde é possível ainda ganhar pinturas corporais, no estilo Timbalada.

Nesta quinta-feira (29), após as atividades da BTL, a Setur-BA realiza, no Casino de Lisboa, um evento voltado para profissionais do turismo, artistas, jornalistas e influenciadores digitais, visando impulsionar a promoção da Estrada do Chocolate em Portugal. A iniciativa é em parceria com a empresa aérea TAP.