Foto: Reprodução / F1
EsporteFórmula 1

Carlos Sainz vence GP de Singapura; piloto da Ferrari encerra sequência de vitórias de Verstappen

O piloto Carlos Sainz venceu neste domingo (17) o Grande Prêmio de Singapura, a 15ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Foi apenas a segunda vitória do espanhol da Ferrari na categoria, repetindo o primeiro lugar no GP da Inglaterra de 2022.

Com uma apresentação segura ao longo de todo o fim de semana, Sainz largou da pole position e só foi ameaçado pela concorrência nas voltas finais, quando os quatro primeiros colocados andaram bem próximos.

No fim, Lando Norris (McLaren) foi o segundo, enquanto Lewis Hamilton (Mercedes) completou o pódio em terceiro – o heptacampeão ainda faturou um ponto extra pela melhor volta. George Russell (Mercedes) escapou na última volta e perdeu o terceiro lugar, provocando uma bandeira amarela e terminando oficialmente em 16º.

Líder do campeonato, Max Verstappen (Red Bull) teve um final de semana apagado e terminou apenas em quinto. O holandês largou em 11º e chegou até a andar em segundo lugar, mas não conseguiu acompanhar o desempenho dos rivais.

O resultado encerrou uma sequência histórica de vitórias de Max Verstappen e da Red Bull. O piloto vinha de vitórias nas dez últimas corridas (entre Miami-2023 e Itália-2023), enquanto a equipe contabilizava 15 vitórias consecutivas (de Abu Dhabi-2022 a Itália-2023). As séries são as maiores da história da F1.

Completando as dez primeiras posições, Charles Leclerc (Ferrari) foi o quarto, com Pierre Gasly (Alpine) em sexto, Oscar Piastri (McLaren) em sétimo, Sergio Pérez (Red Bull) em oitavo, Liam Lawson (AlphaTauri) em nono e Kevin Magnussen (Haas) em décimo. Foi o melhor resultado da AlphaTauri em 2023 e os primeiros pontos de Lawson na F1.

Primeiros colocados do Mundial de pilotos 2023:

1 – Max Verstappen (HOL/Red Bull): 374 pontos
2 – Sergio Pérez (MEX/Red Bull): 223 pontos
3 – Lewis Hamilton (GBR/Mercedes): 180 pontos
4 – Fernando Alonso (ESP/Aston Martin): 170 pontos
5 – Carlos Sainz (ESP/Ferrari): 142 pontos