Sheila Lima, locutora e apresentadora que faz parte da equipe da Band Conquista. Foto: Band Conquista
Bahia

Band FM de Vitória da Conquista completa 40 anos

Em 23 de agosto de 1983, nasceu a Rádio Bandeirantes de Vitória da Conquista, irradiando na frequência 97.5 MHZ, e após a década de 1990, em 99.1. A emissora surgiu na cidade com a promessa de ser uma emissora inovadora, jovem e acima de tudo de sucesso, com uma programação ao vivo e equipe de locutores invejável.

A rádio que adotou o nome Band FM é líder de audiência no segmento popular jovem, e transmite a programação para a cidade e região.

Segundo a Band de Conquista, no quadro de comunicadores passaram vozes de profissionais em nível de capital como: Cláudio Macarra, Paulo Sérgio, Luíz Cláudio (conhecido também como Lula Tavares), Marcelo, Cidinha, Rubem do Prado, Macdonald, Léo Fera e Robério Flores.

Anos seguintes surgiram: Bramont, Dilton Rocha, Sara de Castro, Janid Ramos, Ivan Lemos, Júnior Patente, Luíz Quadros, Jordan Gomes, Mainara, Ricardo Benedictes, Chefinho, Roque Moreira, Zenon Barbosa, Edson Dutra, Djalma, Adriana Quadros, Nilton Júnior, Marcelo Bonfá, Fabiana Lacerda, Cássio Nunes, Marta Costa, Kleber Gusmão, Sheila Lima, Paulo Martins, e Israel Campelo.

No início da emissora, ainda se operava com disco de vinil, conhecido popularmente também por “LP”. Os comerciais produzidos eram armazenados em ‘cartuchos’, fitas magnéticas superiores a fita K7. A rádio fazia parte da rede “Cadeia Verde Amarela”.

Renato Vaz Rebouças

Hoje também é celebrada a data de nascimento de Renato Vaz Rebouças, empresário e fundador da rádio.

O empreendedor baiano nasceu em Santa Terezinha (BA), em 23 de agosto de 1921, e mudou-se para Vitória da Conquista em 1949.

Em 1963, Renato fundou a Transmine – Transporte de Minérios, que chegou a ser responsável por 80% de todo o minério extraído em solo baiano.

O empresário também se candidatou a prefeito nas eleições de novembro de 1966, pela legenda da Arena (Aliança Renovadora Nacional), mas não se elegeu. Anos seguintes, foi presidente do PDS (Partido Social Democrático) de Vitória da Conquista, e não quis mais concorrer a cargo político.

Renato Vaz Rebouças faleceu no dia 12 de novembro de 1991.

por Frank de Castro