Foto: Divulgação
Salvador

ALBA entrega Comenda 2 de Julho ao ex-secretário de Turismo, Fausto Franco

O plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) ficou lotado, na manhã desta sexta-feira (25), para a sessão especial que homenageou o empresário Fausto Franco com a Comenda 2 de Julho, a mais alta honraria da Casa.

O título foi proposto pela deputada estadual Ivana Bastos (PSD) em reconhecimento à trajetória profissional e à passagem exitosa de Fausto pela Secretaria de Turismo do Estado entre 2019 e 2021 – período marcado pela pandemia de Covid-19.

Fausto recebeu a Comenda ao lado da esposa Astrid Fontenelle e do filho Gabriel Fontenelle Franco, 14, a quem dedicou a honraria.

“É um sentimento de gratidão e de muita emoção. Recebo essa homenagem com muito respeito e com muito mais responsabilidade, principalmente receber a Comenda 2 de Julho dentro dessa janela do Bicentenário da Independência da Bahia. Então, isso redobra a responsabilidade, redobra a chancela e redobra o carinho e o amor que eu tenho pela Bahia”, disse Fausto.

“A política me fez trabalhar com Fausto Franco, mas ela também me presenteou com um grande amigo, que vale a pena levar para a vida toda”, destacou a deputada Ivana Bastos. Ela foi seguida pela deputada Fabíola Mansur, que estendeu homenagens à esposa de Fausto, Astrid Fontenelle.

O vice-governador da Bahia, João Leão, exaltou a amizade que nutre com o homenageado. “É bom viver tendo amigos como Fausto Franco”. Joaci Goes, presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), do qual Fausto é membro associado, chamou atenção para a característica que mais admira no ex-secretário, a de focar na solução, e não nos problemas.

Artistas nacionais, como Zeca Camargo (presente na cerimônia), também enviaram saudações a Fausto através de um vídeo exibido no telão do plenário. A sessão, dirigida pelo presidente da AL-BA Adolfo Menezes, teve a presença da cantora Margareth Menezes e de autoridades militares e políticas como deputados estaduais e federais, secretários de Estado e a vice-prefeita de Salvador Ana Paula Matos.

Trilha da Homenagem

O homenageado entrou no Plenário Orlando Spínola recepcionado por deputados estaduais e baianas de acarajé, ao som do hino ao Senhor do Bonfim, executado pela soprano Izonete de Souza, acompanhada do clarinetista Jorge Freitas, do saxofonista Marcelo Bagano e dos trompetistas Alex Rocha e Juracy Celestino. Ao longo da sessão, o público se deliciou com músicas clássicas, como Emoções, É D’Oxum, Bahia com H, Amigos para Sempre, Você já foi à Bahia? e Corcovado.

Trajetória

Formado em Relações Públicas na Unifacs (Universidade Salvador) e com pós-graduação em Gestão de Pessoas e Carreiras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Fausto Franco atuou como produtor executivo da banda Chiclete com Banana por 16 anos, quando o grupo teve Bell Marques nos microfones. Depois, acumulou experiência internacional em breve passagem por Nova Iorque, até que retornou ao Brasil e redirecionou a carreira para o mercado de eventos esportivos.

Um dos primeiros desafios foi assumir a operação de dois estádios de futebol (Arena Manaus e Brasília) durante as Olimpíadas de 2016. Fausto também chegou ao posto de CEO da BR Foot Mídia S/A, empresa que comprou os direitos de transmissão da Série A do campeonato brasileiro.

Secretário de Estado

O convite para a Secretaria de Turismo (Setur) veio em 2019, no começo do segundo mandato do governador Rui Costa. Fausto administrou a pasta de fevereiro daquele ano até maio de 2021, em meio aos desafios inéditos da pandemia do novo Coronavírus.

Na Setur, Fausto conseguiu a ampliação da malha aérea baiana, com a regionalização de novos voos a partir de incentivos fiscais do Governo do Estado para o combustível da aviação, o que ajudou a alavancar o turismo de praia, de natureza e o religioso no pós-pandemia.

Ele também foi o articulador do projeto Resgate dos Sinos, com a reativação dos sinos de igrejas históricas da Bahia. Foi assim com os 16 sinos da Basílica Santuário Nossa Senhora Conceição da Praia, no bairro do Comércio, em Salvador, que voltaram a tocar simultaneamente após 30 anos parados.

O investimento foi captado com benfeitores da iniciativa privada, que responderam positivamente à ideia apresentada por Fausto, cuja intervenção alcançou também a Basílica do Senhor do Bonfim, a Igreja da Ajuda, de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, de Nossa Senhora da Graça, de Santo Antônio da Barra, de São Domingos de Gusmão e do Santíssimo Sacramento do Passo, além do templo de São João Batista, no Quadrado de Trancoso, em Porto Seguro, e de São Francisco de Assis, na Praia do Forte, em Mata de São João.

Foto: Divulgação