Foto: Reprodução / Secult
BahiaPolítica

Cachoeira se torna capital da Bahia por um dia

O município de Cachoeira, no recôncavo, assume o posto de capital do estado nesta terça-feira (25). A transferência de Salvador para a cidade acontece desde 2007, sob a lei 10.695/07.  O ato destaca a importância do município nas batalhas travadas pela conquista da independência do Brasil, que tiveram início no dia 25 de junho de 1822.

A transferência simbólica da sede do governo também dá início aos festejos do 2 de Julho, feriado estadual que celebra o fim das batalhas que resultou na expulsão dos portugueses do território baiano, naquela data, no ano de 1823.

História

De acordo com historiadores alguns dos heróis e heroínas da Independência da Bahia buscaram no Recôncavo Baiano um refúgio para se estabelecer e realizar reuniões. Os personagens deste ato heroico pela busca da libertação do Brasil se reuniam na “casa 23” no Centro de Cachoeira, casa esta que existe até hoje e é referência na cidade. As reuniões contavam com a presença de escravos, trabalhadores, vendedores, membros de congregações, irmandades e senhores de engenho, relativamente unidos com o mesmo objetivo, a independência da Bahia que foi o pontapé inicial para a independência do Brasil.

A celebração da data reúne manifestações populares, filarmônicas, fanfarras que em desfile pelas principais ruas de Cachoeira relembram a marcha vitoriosa da população cachoeirana e de cidades adjacentes que após três dias de intenso combate, marcharam até o bairro de Pirajá em Salvador, onde se juntaram com demais combatentes para continuar a batalha até o dia 2 de julho.