Foto: Roberto Fonseca / PMA
ColunistasTerritório das Águas

Robótica nas escolas municipais de Alagoinhas

Dirigentes da empresa Ardagh Metal Packaging, que tem unidade fabril em Alagoinhas, anunciaram ontem (30), em evento com as presenças do prefeito Joaquim Neto, secretários da administração e de dirigentes de entidades vinculadas à indústria, a implantação do projeto de robótica nas escolas públicas municipais em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), e foco inicial na formação de professores. O investimento será de R$25 milhões em 10 anos.

O projeto contemplará, além do ensino de robótica, outras áreas – engenharia e matemática, possibilitando no período de formação dos professores acesso a uma gama de novos conhecimentos a serem utilizados em sala de aula, que atraiam o interesse dos estudantes e os prepare para os desafios da indústria 4.0 (utilização massiva dos dispositivos inteligentes, da computação cognitiva e de inovações tecnológicas que aumentem a competitividade e a produtividade indústria).

Segundo Gustavo Carmo, secretário municipal de Educação, a expectativa quanto ao projeto é a melhor possível em razão da capacitação dos professores, que garantirá aos estudantes da rede pública municipal acesso a conhecimentos ofertados apenas em instituições tecnológicas de ponta do Brasil e do exterior. O termo de compromisso deverá ser assinado até o final do mês de dezembro e o projeto de formação de professores começará no primeiro trimestre de 2024. No Brasil, além de Alagoinhas, a Ardagh tem unidades em Jacareí (SP) e Manaus. Foto: Gustavo Carmo, secretário municipal de Educação (esq.) e prefeito Joaquim Neto.

SESI

Armando Costa Neto, superintendente do SESI/BA, anunciou ontem, durante o evento na sede da Ardagh, o projeto de construção de uma escola e de uma unidade de formação do trabalhador, com investimento estimado em R$40 milhões. A doação de um terreno para o SESI é a única contrapartida da prefeitura, que precisa de autorização legislativa. De acordo com o vereador José Cleto, presidente da Câmara Municipal, assim que o Executivo encaminhar o projeto ao legislativo a doação será autorizada pela importância para a cidade e o futuro das novas gerações.

IF Baiano

Até o dia 14 de janeiro estudantes interessados em ingressar nos cursos de agroindústria, agroecologia e informática do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), campus de Alagoinhas, poderão se inscrever. Para cursar o nível médio junto com os cursos ofertados pela instituição é preciso comprovar a conclusão do ensino fundamental até a data da inscrição. A seleção é gratuita.

por Maurílio Fontes