Mundo

Na China, Lula fala das tarifas arbitrárias do governo Trump, livre comércio e sistema multilateral

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, na terça-feira (13), em visita a Pequim que “a relação entre o Brasil e a China nunca foi tão necessária”. Ao lado de Xi Jinping, o presidente brasileiro também criticou a guerra tarifária iniciada por Donald Trump.

“Há anos, a ordem internacional já demanda reformas profundas. Nos últimos meses, o mundo se tornou mais imprevisível, mais instável e mais fragmentados. China e Brasil estão determinados a unir suas vozes contra o unilateralismo e o protecionismo”, disse Lula.China e Brasil estão determinados a unir suas vozes contra o unilateralismo e o protecionismo”, disse Lula.

“O presidente Xi Jinping e eu defendemos um comércio justo e baseado nas regras da Organização Mundial do Comércio”, ressaltou o presidente.

Em seu pronunciamento, Lula disse ainda que o Brasil tenta negociar a redução ou a extinção de tarifas adicionais aplicadas pelo governo Trump ao país, sobretudo nas exportações de aço e alumínio. China e Brasil vão defender juntos o livre comércio e o sistema multilateral.

por Frank de Castro