Foto: Reprodução / Redes sociais
Mundo

Manifestantes entram em confronto com tropas da Guarda Nacional enviadas por Trump; caos em Los Angeles

Os protestos contra medidas de deportação de imigrantes nos EUA em Los Angeles, chega ao seu terceiro dia. Os manifestantes entraram em confronto com a polícia local e tropas da Guarda Nacional enviadas pelo presidente Donald Trump à cidade, no domingo (8).

Em um dos pontos do embate, em frente a um prédio federal que abriga um centro de detenção no centro de Los Angeles, policiais dispararam o que parecia ser gás lacrimogêneo, spray de pimenta e algum tipo de munição não letal contra a multidão. Os manifestantes gritavam “fora, ICE”, em referência à sigla do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA.

A tensão e os confrontos aumentaram quando integrantes do protesto chegaram a interditar o trânsito de uma das vias expressas mais importantes do centro da cidade.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, disse que a medida de Trump é “propositalmente inflamatória e que só aumentará as tensões”.

Já o presidente Donald Trump prometeu ainda enviar o que for necessário pela lei e pela ordem. “Não vamos deixar que isso aconteça com nosso país… se vermos perigo para nosso país e nossos cidadãos, seremos muito firmes”, declarou.  

O governo americano anunciou no sábado (7) o envio de 2 mil soldados da Guarda Nacional para as ruas da maior cidade da Califórnia, após dois dias de confrontos entre manifestantes e policiais.