Foto: Redes sociais / Presidencia Ecuador
Mundo

Governo do Equador confirma 14 mortes em terremoto; tremor ocorreu ainda na Argentina, Peru, Chile e México

O presidente equatoriano, Guilherme Lasso, confirmou 14 mortes e um ferido no país, em um terremoto, na tarde de sábado (18), que teve início no Equador e atingiu outros quatro países.

O tremor no Equador ocorreu às 12h12 locais (16h12 de Brasília), com magnitude de 6,5, e atingiu 13 províncias. Segundo autoridades, o epicentro aconteceu no município equatoriano de Balao, a cerca de 140 km do porto de Guayaquil, e a uma profundidade de 44 km.

Já na Argentina, os tremores foram registrados em Mendoza (5,0) e em Catamarca (3,0), com 30 minutos de diferença de um para o outro. Em San Juan, o abalo foi sentido cerca de 50 minutos depois, com 2,6 de magnitude.

No Peru, o terremoto teve menos intensidade (cerca de 4,5), atingindo a costa norte e central. No entanto, até o momento, não foram notificadas vítimas nem danos significativos.

No Chile, o terremoto teve magnitude de 4,6 e sentido às 17h locais na comuna de Sierra Gorda (mesmo horário de Brasília).

No México, o abalo foi de magnitude 3,3 e notado a 12 km a noroeste do município de Uruapan, às 13h no horário local (16h de Brasília).

Segundo usuários nas redes sociais, o tremor ainda foi sentido em cidades como Quito, Manabí e Manta. Conforme o Instituto Oceanográfico e Antártico da Marinha do Equador, o tremor “não reúne as condições necessárias para gerar um tsunami no Pacífico”.