Escultura de Mãe Stella de Oxóssi pega fogo em Salvador
A escultura de Mãe Stella de Oxóssi foi atingida por chamas, na capital baiana, na madrugada deste domingo (4). Um vídeo gravado por uma câmera de celular registrou o momento do ocorrido. A religiosa morreu em dezembro de 2018, e foi uma das principais yalorixás do país e do Candomblé.
O sobrinho da yalorixá e ministro de Xangô do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, Adriano Azevedo, desabafou sobre o ocorrido nas redes sociais. “Assim como diz o ditado, ‘gentileza gera gentileza’, parafrasearei dizendo: o ódio gera ódio! Eu já fui vítima deste câncer chamado racismo, e tudo uma hora cansa”.
“E isso não é porque foi com minha tia. Porque todo ato de racismo sofrido por quem quer que seja, eu também sinto a dor… O preto morto pelo reflexo do racismo, eu também morro por dentro… A mulher que sofre qualquer tipo de violência, eu me solidarizo”, completou Adriano.
Segundo a Prefeitura de Salvador, responsável pelo equipamento, a imagem foi vandalizada. Conforme a Polícia Civil, o caso foi tipificado como “ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo”.
A polícia procura por testemunhas para ajudar a identificar o que aconteceu no local e quem pode ter causado o incêndio. No domingo (4), o Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local, e fez a perícia na escultura.
A restauração do equipamento vai ser feito pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) e da Fundação Gregório de Matos.