Contagem regressiva para a Virada Salvador 2024; falta um mês para a maior festa gratuita de fim de ano do país
A expectativa é que mais de 2 milhões de pessoas passem pela Arena Daniela Mercury, na orla da Boca do Rio, entre os dias 28 de dezembro e 1º de janeiro. Falta apenas um mês para o Festival Virada Salvador 2024, a maior festa gratuita de fim de ano do país, promovida pela Prefeitura de Salvador.
Entre as novidades desta edição estão o show internacional do nigeriano Rema, e a volta da cantora Ivete Sangalo para o comando da contagem regressiva, na noite de Réveillon. Os trabalhos para erguer a estrutura seguem em ritmo acelerado, em uma área de 55 mil m².
De acordo com o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, o Festival Virada Salvador é sem dúvidas a maior festa de Réveillon do Brasil. “A festa ganhou uma crescente que tornou Salvador uma referência, realizando a maior festa de final de ano do país”, aponta. Um exemplo disso é que capitais como Fortaleza (CE) e Recife (PE), por exemplo, também anunciaram este ano grades de programação para a virada do ano.
Como acontece em todas as edições, o espaço onde acontece a festa está sendo rigorosamente estudado e avaliado por diversos órgãos da Prefeitura, sob todos os aspectos, tendo ainda o aval de engenheiros e arquitetos. A Arena Daniela Mercury será compartimentada em áreas de conteúdo para receber dezenas de ações ao mesmo tempo. “Entramos no imaginário e no desejo daqueles que não moram aqui, mas que já se planejam ou almejam conhecer esse grande espetáculo”, declara o presidente da Saltur.
Cada vez melhor
Edington afirma que Prefeitura tem trabalhado intensamente para que o Festival Virada 2024 seja ainda mais incrível. “Nossa intenção é nos superarmos a cada edição. Estamos trabalhando muito para projetar ainda mais esse produto como um propulsor turístico e econômico, além de gerador de emoções, alegrias e histórias. Serão diversos espaços de música, uma mistura de ritmos e pluralidade musical que só Salvador promove”, enfatiza o presidente da Saltur.
Serão mais de 100 horas de shows gratuitos em uma área em frente para o mar, em uma área privilegiada que abriga o Parque dos Ventos, com toda estrutura de serviços para atender baianos e turistas durante os cinco dias de festa. O festival contará com dois palcos, além de um “Super Trio” e algumas outras novidades que serão anunciadas em breve.
A intenção da Prefeitura é que o som não pare em momento algum, ou seja, quando um artista encerrar a apresentação em um espaço ou palco, outro artista inicia em um outro ponto da Arena. A grade completa dos espaços alternativos ainda será anunciada. Além das estruturas para apresentações musicais, o festival contará com um espaço de lazer que vai levar ao público muita diversão.
O local terá rodas-gigantes, camarote, vila gastronômica, feira de economia criativa com artesanato, ativações culturais, arte pop, ações de sustentabilidade e Espaço Game. Além disso, haverá um bicicletário disponível para aqueles que quiserem ir de bike curtir a festa.
Turismo
Nas edições anteriores, a festa alcançou, na noite da virada, quase 100% de ocupação hoteleira em Salvador. Em relação à atração de visitantes para o Festival Virada 2024, o poder público desenvolveu um trabalho de divulgação ao longo do ano para garantir forte presença de turistas nos cinco dias de festas.
Em parceria com à seccional baiana da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e a Salvador Destination, a Prefeitura realizou diversas jornadas de negócios e capacitações em mercados emissores de visitantes, como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Bogotá, na Colômbia, para atrair visitantes no período da festa.
Atrações principais:
28 de dezembro – Anitta; Xand Avião; Nattan; Zé Vaqueiro; Durval Lelys; Parangolé; Eric Land.
29 de dezembro – Olodum; Alok; Wesley Safadão; Léo Santana; BaianaSystem; Nadson, o Ferinha; Mari Fernandez.
30 de dezembro – Rema; Vintage Culture; João Gomes; Xanddy Harmonia; Leonardo; Claudia Leitte; Ana Castela.
31 de dezembro – Ivete Sangalo; Bell Marques; Jorge e Mateus; Simone Mendes; Xamã; Thiago Aquino; Lincoln Senna.
1º de janeiro – Família Gil; Daniela Mercury; Saulo; Timbalada; Psirico;Tuca Fernandes; Danniel Vieira.