Foto: Valter Pontes / PMS
PolíticaSalvador

Bruno Reis afirma que “passarela para ambulantes na Barra é um verdadeiro sucesso”

O prefeito Bruno Reis disse no sábado (10) que a passarela para ambulantes, que começou a funcionar na sexta-feira (9) no Circuito Dodô (Barra-Ondina), após liberação do Corpo de Bombeiros, já se mostrou uma iniciativa bem-sucedida.

O gestor municipal pontuou que a mudança implantada pela Prefeitura no trecho mais estreito do circuito Barra-Ondina auxilia no trabalho de muitos profissionais envolvidos no Carnaval, como policiais militares, guardas municipais e equipes de fiscalização. Além disso, acrescentou o prefeito, a estrutura dá mais espaço para os foliões e oferece maior segurança e conforto para os ambulantes.

“Só tivemos a liberação da plataforma para os ambulantes ontem por volta de meio-dia, e ela se confirmou um verdadeiro sucesso”, afirmou Bruno Reis, em entrevista coletiva na Sala de Imprensa Oficial do Carnaval, no Campo Grande (Circuito Osmar). “Todas as pessoas que trabalham ou frequentam o Carnaval sabem o quanto é importante ganhar mais três metros naquele ponto do circuito”, acrescentou.

Além da passarela, a gestão municipal apresentou diversas inovações para melhorar ainda mais as condições de trabalho dos ambulantes, a exemplo do credenciamento on-line, que acabou com as longas filas, e do fim da taxa de inscrição. Citou ainda a iniciativa de acolhimento dos filhos dos ambulantes que estão atuando nos circuitos da festa.

Presidente da Associação Integrada de Vendedores Ambulantes e Feirantes e Microempreendedores de Salvador e Região Metropolitana (Assidivan), Rosemário Lopes elogiou a iniciativa. “Eu acredito que alguns ambulantes ficaram com receio por ser algo novo. No próximo ano, tenho certeza que a briga vai ser para trabalhar no local. Na verdade, o que nós da Assidivan queremos é que ideias como essas sejam expandidas para outros setores do Carnaval, para que os ambulantes fiquem protegidos. Na estrutura, os ambulantes têm todos os equipamentos protegidos, além de mais espaço para eles e também para os foliões. É a política do ganha-ganha”, afirmou.

Na sexta, ao desfilar pelo Circuito Dodô, o cantor Bell Marques também elogiou a passarela. “Essa estrutura nova que a Prefeitura instalou ficou muito bacana. Atenção, pessoal do bloco: se quiserem tomar uma cerveja, comprem aqui do lado direito do trio”, comentou o artista.

Estrutura

Em formato de passarela, o espaço, idealizado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), foi montado atrás da balaustrada entre o Farol da Barra e o Barra Center como uma extensão do calçadão da praia. Com isso, ambulantes que utilizam isopor ficam mais protegidos do público, com mais liberdade para vender suas mercadorias. Por medidas de segurança, só é liberada a utilização do local para dois ambulantes por isopor. Os ambulantes também continuam autorizados a circular pelo circuito com isopores menores para comercializar os produtos.

O espaço passou por ajustes finais, atendendo aos requisitos de segurança e aos itens importantes para qualquer estrutura temporária no Carnaval. Extintores foram colocados no local e toda a documentação solicitada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea) foi apresentada.