Bafômetro detecta o novo coronavírus em apenas um minuto
Um teste rápido, criado por pesquisadores da Universidade Ben-Gurion, em Israel, detecta a presença do novo coronavírus pela respiração e encurta o tempo de obter o resultado para um minuto.
O bafômetro foi testado em mais de 120 indivíduos em Israel, em pacientes com coronavírus. Os resultados dos testes mostraram mais de 90 % de precisão no diagnóstico do vírus, comparado com o teste de PCR habitual.
“Até encontrar uma cura e até que a vacina imunitária surja, a forma de lidar com o vírus e voltar à rotina, reside eficazmente nos testes que são usados para localizar pacientes. Um novo desenvolvimento da universidade encurta o tempo de receber a resposta por um minuto”, explica Gabby Sarusi, vice-diretor de pesquisa da Escola de Engenharia Elétrica e Computação da Universidade Ben-Gurion (BGU).
O PCR, já disponível no mercado, coleta o material genético do vírus em secreção coletada da garganta e do nariz. O novo método eletro-ótico é composto de um kit de 7 centímetros acoplado a uma cápsula que contém um chip eletrônico com milhares de sensores, capazes detectar o novo coronavírus.
O chip é colocado dentro de um sistema conectado à nuvem, que faz backup automático dos resultados em um banco de dados, que pode ser acessado por autoridades para rastrear o percurso do vírus. Não é preciso transportar ou manusear o material.