Imagem: Divulgação
Podcast

25 de setembro, Dia Nacional do Rádio! Podcast “A História do Rádio FM em Salvador”

Neste dia 25 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Rádio! E para desejar um ótimo dia aos profissionais e veículos de comunicação que fizeram história em todo o Brasil, o Jornalista Frank de Castro apresenta o podcast, “A História do Rádio FM em Salvador”, produzido no ano de 2011.

Confira o podcast produzido pelo jornalista Frank de Castro, nos links abaixo:

No YouTube:

No Soundcloud:

Sobre o Podcast:

O podcast ‘A História do Rádio FM em Salvador’, tem como proposta mostrar no seu primeiro bloco, o começo do rádio FM na capital baiana.

Este documentário começou a ser desenvolvido a partir de depoimentos de profissionais do rádio, que vivenciaram este momento histórico, como locutores e coordenadores das emissoras.

Em 27 de novembro de 1977, foi inaugurada a primeira rádio FM em Salvador, a 97,5, pertencente aos Diários Associados de Assis Chateaubriand, sendo vendida em 1980, ao Sistema Nordeste de Comunicação de Pedro Irujo, passando a se chamar, Itapoan FM.

Ainda neste ano, surgiu a rádio Jornal do Brasil e, posteriormente, outras emissoras vieram como a Educadora, Bandeirantes, Aratu, Piatã e Transamérica.

Segundo o coordenador da Itapoan FM deste período, Cristovão Rodrigues, o primeiro locutor a entrar no ar na rádio no começo dos anos 80, foi Ricardo Henrique, que hoje é diretor da Rádio Tupi do Rio de Janeiro.

No segundo bloco, a produção mostra a chegada das rádios via satélites a partir dos anos 90, com as emissoras Transamérica FM, Cidade, Jovem Pan e Band FM Sat, e o rádio All News e multimidiático com entrevistas com Jefferson Beltrão, editor chefe da CBN, e Silvana Oliveira diretora de jornalismo da BandNews FM.

Podcast realizado pelo jornalista Frank de Castro – 20/11/2011 (1º edição).

por Frank de Castro